Marketplace Ads:
Um guia completo
e indispensĂĄvel
para o seu negĂłcio

Desenvolvido por especialistas em marketing digital e e-commerce, este guia é um recurso valioso que apresenta uma anålise aprofundada das estratégias de publicidade em marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, entre outros.


Seja vocĂȘ um veterano do comĂ©rcio eletrĂŽnico ou esteja apenas começando, este livro digital oferece insights preciosos e tĂ©cnicas prĂĄticas para amplificar a visibilidade de seus produtos e otimizar suas campanhas publicitĂĄrias.

1. Para quem Ă© este guia?

O mercado digital estĂĄ em constante evolução e quem vende online nĂŁo pode deixar de acompanhar esse movimento e atualizar suas estratĂ©gias a partir disso. Este guia Ă© justamente para vocĂȘ, lojista, que sabe dessa realidade e quer estar sempre Ă  frente, investindo e fazendo seu negĂłcio crescer!

Diante de um cenĂĄrio em que a concorrĂȘncia estĂĄ em qualquer segmento e lugar do mundo, se destacar Ă© um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. E uma das formas mais eficazes de propagar sua marca e produtos atualmente Ă© atravĂ©s de Marketplaces Ads.

Pensando nisso, preparamos este e-book completo para vocĂȘ aprender tudo o que precisa saber sobre esse tema. Nele, vocĂȘ vai poder entender desde o que sĂŁo os Marketplace Ads e o porquĂȘ vale investir neles atĂ© como isso funciona de uma forma geral.

AlĂ©m disso, encontrarĂĄ estratĂ©gias para melhorar seu posicionamento orgĂąnico e investir em anĂșncios pagos nas principais plataformas do mercado – Google, Facebook, Instagram, Amazon e muitos outros marketplaces.

EntĂŁo, se vocĂȘ veio atĂ© aqui na intenção de descobrir recursos de anĂșncios para impulsionar suas vendas e resultados, libere sua agenda, ajeite-se na cadeira e leia este guia atĂ© o final. Pois este primeiro passo te renderĂĄ insights e conhecimentos que levarĂŁo sua marca mais longe!

2. O que sĂŁo marketplace Ads?

ï»żIndo direto ao ponto, marketplace Ads sĂŁo anĂșncios pagos exibidos em marketplaces. Sabe aqueles produtos patrocinados que aparecem no topo da pĂĄgina quando vocĂȘ pesquisa itens no Google ou no Mercado Livre, por exemplo? SĂŁo as marketplace Ads em prĂĄtica!

Elas são exibidas em locais estratégicos, como na pågina de resultados, de produtos ou até mesmo na pågina inicial dos marketplaces.

Por que investir em marketplaces Ads?

Investir em Marketplace Ads pode ser uma jogada estratégica para o crescimento do seu negócio online por diversos motivos:

1. Aumento da visibilidade

ï»żCom tantos produtos disponĂ­veis nos marketplaces, Ă© fĂĄcil se perder na multidĂŁo. AnĂșncios pagos ajudam vocĂȘ a se destacar e ser notado pelos compradores.

2. Segmentação precisa

VocĂȘ pode direcionar seus anĂșncios para pĂșblicos especĂ­ficos, aumentando as chances de alcançar compradores interessados em seus produtos.

3. Aumento das vendas

ï»żAnĂșncios bem posicionados e bem segmentados tĂȘm mais chances de ser bem-sucedidos e impulsionar suas vendas e seus lucros.

4. Medição e otimização

As plataformas de anĂșncios em marketplaces geralmente oferecem ferramentas robustas de anĂĄlise, permitindo que vocĂȘ mensure o desempenho de seus anĂșncios e os otimize para obter melhores resultados.

Viu sĂł como os anĂșncios em marketplaces sĂŁo uma boa ideia? Que tal, entĂŁo, aprofundar seu conhecimento sobre como eles funcionam?

3. Entendendo os anĂșncios em marketplaces

Nos marketplaces, os produtos podem ser descobertos de duas maneiras principais: por meio de resultados de pesquisa orgĂąnicos ou de anĂșncios pagos


Resultados orgĂąnicos
x AnĂșncios pagos

Os resultados de pesquisa orgĂąnicos sĂŁo aqueles que aparecem naturalmente quando um comprador faz uma pesquisa dentro do marketplace.

São classificados com base na relevùncia para a busca do usuårio, nas avaliaçÔes do produto e outros fatores algorítmicos. Por isso, um alto posicionamento orgùnico demanda tempo e esforço.

JĂĄ os anĂșncios pagos sĂŁo exibidos em posiçÔes privilegiadas nos resultados de pesquisa devido ao pagamento do vendedor ao marketplace.

Embora demandem um investimento financeiro, os anĂșncios garantem maior alcance e controle sobre a visibilidade dos produtos, alĂ©m de trazerem resultados mais imediatos.

4. Como os anĂșncios funcionam nos marketplaces?

Para entender completamente como os anĂșncios funcionam nos marketplaces, tambĂ©m Ă© importante conhecer alguns conceitos-chave.

Formatos de anĂșncios comuns:

Os formatos de anĂșncios podem variar de um marketplace para outro, mas alguns dos tipos mais comuns incluem:

AnĂșncios de destaque:

Estes aparecem no topo das pĂĄginas de resultados de pesquisa e sĂŁo geralmente marcados como "patrocinados". SĂŁo altamente visĂ­veis e atraentes, e organizados a partir de lances para palavras-chave relacionadas aos produtos.

Listas promovidas no feed:

Neste caso, os lojistas fazem lances para que seus produtos sejam exibidos no feed de um grupo de usuĂĄrios ou no fluxo de compra no marketplace. Geralmente, o custo Ă© por clique.

Banners:

Este formato é um velho conhecido dos usuårios que compram online. Ele é posicionado em locais estratégicos do marketplace e direciona quem clica para produtos ou lojas específicas.

Ofertas direcionadas:

Em alguns marketplaces, vocĂȘ tambĂ©m pode criar anĂșncios dentro de ofertas direcionadas, como descontos para primeira compra ou frete grĂĄtis acima de um determinado valor.

O algoritmo de exibição dos marketplaces:

Como falamos, o posicionamento orgùnico depende dos critérios do algoritmo do marketplace. Cada marketplace possui seu próprio algoritmo e, portanto, seu grupo de fatores que determinam a ordem de exibição dos produtos aos compradores.


Contudo, em geral, o que influencia nessa classificação é:


  • RelevĂąncia do produto: Qual Ă© o nĂ­vel de correspondĂȘncia de cada produto com a busca de um comprador?
  • Desempenho da loja: Como Ă© a reputação da loja, considerando suas avaliaçÔes e tempo de resposta Ă s perguntas dos compradores?
  • Lance de anĂșncio: Quanto um vendedor estĂĄ disposto a pagar por clique ou impressĂŁo?
  • Taxa de conversĂŁo: Qual a frequĂȘncia com que os visitantes da pĂĄgina do produto fazem uma compra?
  • Estoque disponĂ­vel: O produto estĂĄ em estoque e pronto para ser enviado?


E por que isso importa? AlĂ©m de serem critĂ©rios para o posicionamento orgĂąnico, sĂŁo aspectos que podem (e devem!) direcionar a criação dos seus anĂșncios para que gerem os melhores resultados possĂ­veis.

5. Como conquistar um bom

posicionamento orgñnico? 😍

Sim, o foco deste material sĂŁo os anĂșncios pagos e como eles podem aumentar sua visibilidade nos marketplaces. No entanto, estruturar sua operação e comunicação para performar bem no orgĂąnico tambĂ©m vai auxiliar no desempenho das suas campanhas.

Sem contar que vocĂȘ sĂł tem a ganhar ao combinar esses dois esforços e tipos de estratĂ©gia de promoção e conversĂŁo.

Então, aqui estão algumas estratégias para conquistar um bom posicionamento em marketplaces:

1. Capriche no título e na descrição dos produtos

O título e a descrição são elementos-chave para que seus produtos sejam bem posicionados em marketplaces e cheguem até seus consumidores.

Seu foco, portanto, deve ser criar um tĂ­tulo direto e claro, para que o algoritmo conecte facilmente o produto com os termos de busca relacionados; e uma descrição informativa e atrativa, que complemente o tĂ­tulo e esclareça as principais dĂșvidas dos usuĂĄrios sobre o produto.

2. Cultive uma reputação impecåvel no marketplace

Se uma boa reputação é um critério para a classificação dos produtos em marketplaces, a sua precisa ser a melhor possível.


Para isso, mantenha um excelente atendimento ao cliente, pense em soluçÔes para reduzir seu prazo de entrega, responda rapidamente os consumidores e garanta que seus produtos sejam de alta qualidade.

3. Mantenha seu estoque em dia

Os marketplaces dĂŁo preferĂȘncia aos produtos que estĂŁo disponĂ­veis para compra e envio. Por isso, manter um bom controle de estoque e evitar que seus produtos fiquem fora de estoque Ă© mais uma forma de conquistar um bom posicionamento orgĂąnico e nĂŁo perder oportunidades de venda.


Uma boa dica é implementar um sistema de SKU (Stock Keeping Unit) para ajudar nessa gestão do estoque e organização dos produtos.

4. Ofereça preços competitivos

Oferecer preços competitivos, opçÔes de frete atraentes e valores totais justos e condizentes com os praticados no mercado pode aumentar suas chances de aparecer no topo dos marketplaces e vender mais, é claro.

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Vale destacar, porém, que essa estratégia jå não funciona de forma isolada, pois as pessoas preferem pagar um pouco mais em produtos bem avaliados do que mais barato em um item ou marca com uma avaliação ruim.

“Já fiz tudo isso, e mesmo assim meus produtos não ficam entre os primeiros”

Se vocĂȘ disse ou pensou algo parecido com a frase acima, Ă© hora de dar o prĂłximo passo e começar a investir em marketplace ads. E Ă© sobre isso que falaremos a seguir!

6. Como investir em anĂșncios pagos?

Investir em anĂșncios pagos em marketplaces Ă© uma tendĂȘncia e uma necessidade para quem quer se destacar no cenĂĄrio digital atual.

Agora, como cada marketplace tem suas regras e formas de funcionamento, explicamos a seguir o funcionamento das Marketplace Ads nas plataformas mais populares do mercado.

7. Google Marketplace Ads

Ainda que nĂŁo seja propriamente um marketplace, o Google Ă© soberano quando o assunto sĂŁo buscas na internet, estando presente no inĂ­cio de boa parte das jornadas de compra.
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Por isso, vale incluĂ­-lo nas suas estratĂ©gias de marketplace Ads! Ele conta com uma ferramenta prĂłpria de anĂșncios, o Google Ads, na qual vocĂȘ consegue criar campanhas e colocar sua marca ou produtos em destaque nas pĂĄginas de resultados de busca, ou nas plataformas e apps do Google.

Outra opção Ă© se cadastrar no serviço Google for Retail, em que os anĂșncios sĂŁo distribuĂ­dos para os milhares de compradores que acessam serviços, como a Pesquisa Google, o YouTube, o Google Assistente e o Maps todos os dias, em todos os estĂĄgios da jornada de compra.
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Dentro desses dois espaços, vocĂȘ poderĂĄ explorar diferentes tipos de anĂșncios, incluindo:

1. AnĂșncios de pesquisa:

Os anĂșncios de pesquisa sĂŁo exibidos quando os compradores estĂŁo ativamente procurando o que vocĂȘ oferece. Assim, vocĂȘ poderĂĄ garantir que seus clientes em potencial vejam sua marca e considerem comprar seus produtos.


Neste tipo de estratégia, é possível:

  • Escolher as palavras-chave que mais se conectam com seus produtos;
  • Definir lances* que caibam no seu orçamento e sejam relevantes para suas metas de performance;
  • Criar anĂșncios responsivos, com a mensagem certa, imagens e links Ășteis para o seu pĂșblico.

*O Google Ads realiza uma espĂ©cie de leilĂŁo para determinar quais anĂșncios vĂŁo aparecer e em qual ordem dentro de cada palavra-chave. Essa definição Ă© feita a partir de lances das marcas anunciantes.

Dicas:

  • Use palavras-chave expressivas e especĂ­ficas para segmentar seu pĂșblico-alvo;
  • Acompanhe e ajuste seus lances de palavras-chave para obter o melhor retorno sobre o investimento.


Veja o exemplo abaixo:

2. Google Shopping:

3. Rede de display do Google:

Os anĂșncios na rede de display do Google sĂŁo exibidos nas pĂĄginas enquanto os usuĂĄrios navegam em sites, vĂ­deos e aplicativos ligados ao buscador, como o YouTube ou o Gmail, por exemplo.


TambĂ©m Ă© possĂ­vel escolher exibir seus anĂșncios em sites parceiros do Google, como Shopify, VTEX, Woocomerce, e outros canais, conforme o seu interesse.


Assim, sua marca ganha uma ampla exposição e vocĂȘ pode incluir imagens ou vĂ­deos para atrair a atenção dos usuĂĄrios. Neste caso, a orientação Ă©:


  • Criar anĂșncios visualmente atraentes que correspondam ao conteĂșdo do site em que sĂŁo exibidos;
  • Usar segmentação por interesse e comportamento para atingir pĂșblicos especĂ­ficos.


Para configurar esse tipo de anĂșncio, vocĂȘ deverĂĄ:

  1. Criar sua campanha, incluindo as informaçÔes e imagens das suas ofertas;
  2. Escolher onde vocĂȘ quer anunciar considerando os dados demogrĂĄficas e de interesse do seu pĂșblico;
  3. Definir seu orçamento limite por mĂȘs – o pagamento, aqui, tambĂ©m Ă© baseado nos cliques e resultados do anĂșncio.


AlĂ©m disso, vocĂȘ pode contar com as campanhas de display automĂĄticas do Google. Elas te ajudarĂŁo na anĂĄlise e definição de lances, criativos, pĂșblicos-alvo e outras personalizaçÔes.

4. AnĂșncios em vĂ­deos do YouTube:

Os anĂșncios em vĂ­deos do YouTube tambĂ©m sĂŁo gerenciados atravĂ©s do Google Ads. Neste caso, seu anĂșncio Ă© exibido para usuĂĄrios que assistem vĂ­deos de produtos nessa plataforma ou demonstraram interesse nas categorias de produtos que sua marca oferece.


Segundo o Google Ads, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter descoberto os produtos que compraram através do YouTube. Então, essa é uma opção interessantíssima para escalar suas vendas.


Para colocĂĄ-la em prĂĄtica, vocĂȘ precisa:

  1. Criar um canal no YouTube para sua marca;
  2. Produzir vĂ­deos envolventes que destaquem os recursos do seu produto – vocĂȘ pode elaborar seus anĂșncios de forma independente ou utilizar as ferramentas de criação do YouTube para isso;
  3. Configurar uma campanha de vĂ­deo, definindo formatos, pĂșblicos, metas e orçamentos.


Dicas:

  • Busque e estude as prĂĄticas recomendadas do Google e histĂłrias de sucesso para inspirar seus vĂ­deos e campanhas.
  • Acompanhe seus resultados e ajuste suas estratĂ©gias para gerar retornos ainda melhores.

Hå muitas possibilidades que podem ser exploradas e combinadas dentro do Google Ads e demais soluçÔes do Google. Não é à toa que ele estå hå tanto tempo influenciando e potencializando o mercado de compras online.

No Google Academy vocĂȘ encontra materiais extremamente didĂĄticos que conseguirĂŁo te guiar nos passos especĂ­ficos para a criação dos seus anĂșncios atravĂ©s das soluçÔes da plataforma.

Veja um exemplo de anĂșncio no YouTube abaixo:

Investir em Marketplaces Ads no Instagram Ă© praticamente uma necessidade. O uso e visibilidade da rede social sĂŁo muito amplos, ainda que o alcance seja um fator desafiador atualmente.


A boa notícia é que, como o Instagram também é uma plataforma da Meta, criar um marketplace Ad para o Insta envolve os mesmos passos que para criar para o Facebook.


É possĂ­vel desenvolver anĂșncios nos diferentes formatos, abas e recursos da plataforma:

  • Fotos
  • VĂ­deos
  • Carrossel
  • Feed
  • Stories
  • Reels
  • Explorar
  • Direct
  • BotĂ”es de ação
  • ConteĂșdo de marca
  • Loja do Instagram
  • Instagram Shopping

Saiba mais sobre as possibilidades e especificaçÔes para anĂșncios nesta rede social, na pĂĄgina Business Instagram.


Dicas:

  • Lembre-se que o Instagram Ă© uma plataforma visual e, portanto, crie anĂșncios que tenham esse tipo de apelo.
  • Considere utilizar o formato em vĂ­deo, que tem crescido significativamente nos Ășltimos anos e sido o foco de distribuição do prĂłprio Instagram.
  • Combine seus esforços com as possibilidades de anĂșncios no Facebook e com influenciadores para alcançar um pĂșblico ainda maior.

8. Meta Ads

1. Facebook Marketplace ADS

O Facebook ainda Ă© uma plataforma amplamente utilizada para compras e vocĂȘ pode usĂĄ-lo como um canal para anunciar seus produtos para uma audiĂȘncia altamente segmentada.


Atualmente, as campanhas veiculadas no Facebook sĂŁo criadas por meio do Gerenciador de AnĂșncios da Meta. Nele, vocĂȘ definirĂĄ quando e onde seus anĂșncios serĂŁo veiculados, seus detalhes visuais e textuais, e poderĂĄ monitorar seus resultados de perto.


A dinĂąmica dos anĂșncios, no entanto, Ă© bastante simples: os produtos que vocĂȘ vende no marketplace sĂŁo exibidos para uma audiĂȘncia definida e, ao clicar no anĂșncio ou botĂŁo anexo a ele, o consumidor Ă© direcionado para o link do seu produto no e-commerce.


Os anĂșncios do Facebook sĂŁo identificados com o rĂłtulo “Patrocinado” e, dentre as opçÔes de formatos, existem vĂĄrias possibilidades, incluindo:

  • Foto no feed;
  • VĂ­deo no feed;
  • Stories;
  • Messenger;
  • Carrossel;
  • Coleção;
  • Apresentação multimĂ­dia;
  • AnĂșncios interativos.


Confira o passo a passo para anunciar seus produtos no Facebook:

  1. Crie uma Pågina ou perfil comercial para acessar as ferramentas e soluçÔes da Meta para negócios;
  2. Use a ferramenta do Gerenciador de AnĂșncios para desenvolver seu anĂșncio;
  3. Escolha o seu objetivo, pĂșblico, canais, formatos e outras configuraçÔes com base nos seus objetivos;
  4. Selecione o posicionamento para o anĂșncio. Na dĂșvida, escolha a opção “Posicionamentos Advantage+” para que a prĂłpria plataforma adapte esse detalhe;
  5. Defina seu orçamento diĂĄrio ou total e o perĂ­odo de exibição do anĂșncio;
  6. Publique o seu anĂșncio. EntĂŁo, ele serĂĄ analisado pela equipe da Meta e enviado para o leilĂŁo de anĂșncios para ser classificado e programado para ser exibido.

Para mais detalhes, acesse os tutoriais e materiais técnicos do Meta for Business.

2. Instagram Marketplace ADS

Agora que jå cobrimos as principais redes sociais e ferramentas de busca, vamos partir para a criação de marketplace Ads nos gigantes do e-commerce.

9. Amazon Ads

O maior marketplace do mundo nĂŁo pode ficar fora do seu radar, e os anĂșncios nesta plataforma sĂŁo feitos a partir da ferramenta Amazon Ads.

Ela Ă© independente dos outros serviços da marca, ou seja, vocĂȘ nĂŁo precisa ter necessariamente uma conta de vendedor no marketplace da Amazon para utilizĂĄ-lo.
O Amazon Ads permite divulgar a sua marca ou produto em diferentes formatos – vĂ­deos, grĂĄficos, banners, pesquisas e anĂșncios para as redes sociais.

Tudo isso com liberdade para definir o orçamento de cada campanha e segmentar seu pĂșblico-alvo de forma avançada.

Quanto aos recursos disponĂ­veis no Amazon Ads, vocĂȘ pode traçar suas estratĂ©gias com os seguintes tipos de anĂșncios patrocinados:


  • Sponsored Products: Foco em produtos individuais; ideal para impulsionar a descoberta e as vendas; sĂŁo exibidos nos resultados de compras da Amazon.
  • Sponsored Brands: Foco na marca; ideal para ajudar os clientes a descobrir sua marca e seus produtos; exibido nos resultados relevantes de compras da Amazon.
  • Sponsored Display: Solução de publicidade flexĂ­vel e de autoatendimento; ideal para gerar mais impressĂ”es e alcançar pĂșblicos-alvo relevantes ao longo das jornadas de compras e entretenimento deles; sĂŁo exibidos na pĂĄgina inicial da Amazon, pĂĄginas de detalhes de produtos, pĂĄginas de resultados de compras, na Twitch, sites e aplicativos de terceiros em marketplaces selecionados.


AlĂ©m dos anĂșncios patrocinados, hĂĄ a Amazon DSP, que Ă© focada em campanhas programĂĄticas e oferece a possibilidade de criar anĂșncios em vĂ­deo, ĂĄudio, via streaming e em dispositivos, dentro e fora da Amazon.


Para começar a usar qualquer um dos recursos de publicidade da Amazon, o primeiro passo é registrar sua marca na plataforma.


Demais detalhes e orientaçÔes técnicas podem ser consultadas no site oficial da Amazon Ads e na plataforma Seller Central.

10. Mercado Livre Marketplace Ads

O Mercado Livre é uma plataforma de destaque na América Latina, assim sendo, ela também pode ajudar a impulsionar seus produtos.


Dentro dela, vocĂȘ encontra o Mercado Ads, um centro de criação e comando de anĂșncios e estratĂ©gias de branding e performance para o seu negĂłcio.


As soluçÔes de publicidade oferecidas por lå são vårias:

  • Products Ads: Para posicionar seus produtos no topo dos resultados de pesquisa e em pĂĄginas de produtos relacionados e outras recomendaçÔes.
  • Brand Ads: Para destacar sua marca e dominar a etapa de descoberta no seu segmento.
  • Audience Display Native: Para encontrar sua audiĂȘncia e atingi-la em diferentes momentos da jornada de compra.
  • Trade Marketing: Para criar e posicionar banners da sua marca e produtos em locais estratĂ©gicos do Mercado Livre.
  • Audience Deals: Para criar campanhas e anĂșncios fora do Mercado Livre com uma segmentação precisa, mĂ­dias relevantes e formatos inovadores de vĂ­deo e display.
  • Push notifications: Para divulgar sua marca e seus produtos com foco em gerar desejo e conversĂŁo.


VocĂȘ pode definir seu orçamento e suas estratĂ©gias de acordo com suas necessidades. AlĂ©m disso, pode pausar e ativar a campanha quando quiser, e contar com relatĂłrios e insights para embasar essa decisĂŁo.


Para começar a criar seus anĂșncios no Mercado Ads, o primeiro passo Ă© fazer login ou criar sua conta.

Veja exemplos de anĂșncios realizados pelos anunciantes no Mercado Livre:

11. Magalu Marketplace Ads

A Magazine Luiza, hoje conhecida como Magalu, se tornou um superapp e marketplace nos Ășltimos anos, um bastante popular, aliĂĄs. Para anunciar sua marca e ofertas por lĂĄ, vocĂȘ deve acessar a plataforma Magalu Ads Produtos Patrocinados.


A proposta da Magalu Ads Ă© ser fĂĄcil de usar e gerar resultados relevantes para o seller e para o cliente Magalu.


Para tanto, o processo de desenvolvimento de anĂșncios envolve as seguintes etapas:

  1. ï»żDefinir seu objetivo: Para saber quais resultados quer alcançar com as ads;
  2. Preparar seus anĂșncios: Produzir boas fotos, tĂ­tulos, descriçÔes e estratĂ©gias de preço para seus produtos;
  3. Criar campanha: Na plataforma do Magalu Ads, depois de se cadastrar e logar, basta selecionar os produtos que deseja impulsionar, definir seu orçamento e programação, e colocar a campanha no ar.
  4. Acompanhar resultados: Utilizar o painel de resultados para monitorar as mĂ©tricas e performance dos anĂșncios, e refinĂĄ-los cada vez mais.


Veja exemplos de anĂșncios abaixo:

12. Shopee Marketplace Ads

A Shoppe tambĂ©m tem sua prĂłpria plataforma de anĂșncios, a Shopee Ads. Nela, Ă© possĂ­vel fazer lances para exibir seus produtos em destaque a partir de R$ 0,05 e vocĂȘ sĂł paga quando os compradores clicarem no seu anĂșncio.


Dentre os tipos de anĂșncio disponĂ­veis para os vendedores, temos:

  • AnĂșncios de busca de produtos: O clĂĄssico formato que coloca seus produtos no topo da pĂĄgina de resultados de pesquisa, baseado em palavras-chave.
  • AnĂșncios de busca da loja: Para exibir sua loja no topo dos resultados de pesquisa.
  • AnĂșncios de descoberta: Seus produtos anunciados aparecerĂŁo nas principais seçÔes de recomendação e na pĂĄgina inicial da Shopee.
  • AnĂșncios combinados: Neste modelo, os anĂșncios sĂŁo exibidos simultaneamente em vĂĄrias ĂĄreas de alto trĂĄfego no site Shopee.
  • AnĂșncios de display: Seu anĂșncio serĂĄ exibido no carrossel de banners da pĂĄgina inicial do site, que Ă© a primeira coisa que os compradores veem apĂłs o acessar.


Se quiser começar a explorar uma (ou vårias!) dessas possibilidades, faça seu cadastro e acesse a Central do Vendedor.

13. Americanas Marketplace Ads

A Americanas S.A. Ă© responsĂĄvel nĂŁo sĂł pelo marketplace que leva o nome da marca, mas por outros marketplaces famosos: Shoptime, Submarino e AME.


Para anunciar nelas, vocĂȘ deve usar o Americanas Advertising. A plataforma contempla tanto açÔes onsite quanto offsite, com formatos exclusivos para levar seus produtos e sua marca mais longe.


Falando especificamente dos possĂ­veis tipos de marketplace Ads, vocĂȘ pode escolher criar e divulgar seus produtos com anĂșncios de:

  • Produtos patrocinados: AnĂșncios exibidos em vitrines patrocinadas para direcionar seus usuĂĄrios Ă  compra. É possĂ­vel criar campanhas sem complicação e definir a programação e orçamento delas como preferir.
  • MĂ­dia display: Banners dos seus produtos e marca posicionados estrategicamente em todos os canais das marcas americanas s.a. para uma audiĂȘncia segmentada.
  • Branding busca: AnĂșncios exibidos para usuĂĄrios que estĂŁo buscando por produtos que vocĂȘ vende ou palavras-chave que se relacionam com a sua marca. Assim, vocĂȘ pode dominar categorias estratĂ©gicas para sua loja.
  • Hotsite e loja personalizada: Mais do que um anĂșncio; aqui, vocĂȘ pode criar uma pĂĄgina com layout e conteĂșdos exclusivos para sua marca e destacar seus produtos, promoçÔes e demais ativaçÔes.
  • PĂĄgina de produtos: JĂĄ imaginou transformar suas pĂĄginas de produtos em grandes anĂșncios visuais? Essa Ă© a ideia aqui! VocĂȘ pode personalizĂĄ-las com mĂ­dias, conteĂșdos e descriçÔes exclusivas para informar e conquistar os clientes.


Para dar start nessa estratĂ©gia de anĂșncios por aĂ­, cadastre-se no Portal Americanas Marketplace e faça login no Americanas Advertising.

14. Via Varejo Marketplace Ads

A Via Marketplace Ă© a empresa responsĂĄvel pelas grandes varejistas brasileiras: Casas Bahia, Ponto (antigo PontoFrio) e Extra.com.br.


Juntas, elas recebem mais de 280 milhÔes de visitas mensais, portanto, dependendo do seu segmento, pode ser interessante incluir a Via na sua estratégia de marketplace Ads.


Neste caso, vocĂȘ terĂĄ as seguintes opçÔes de anĂșncios patrocinados para explorar:

  • Redes Sociais: Se o seu foco Ă© conversĂŁo, vocĂȘ pode veicular seus anĂșncios nas redes sociais da Via. Neste caso, a contratação Ă© semanal e o investimento mĂ­nimo Ă© R$ 7.000,00.
  • CRM: Outra opção para atrair conversĂ”es para sua marca sĂŁo os anĂșncios CRM, em que seus produtos sĂŁo divulgados via SMS, notificaçÔes push ou e-mail marketing. O investimento inicial Ă© de R$ 5.000,00 e a contratação Ă© baseada na quantidade de disparos.
  • Buscas autocomplete: Aqui, seus produtos serĂŁo sugeridos para os usuĂĄrios que estiverem buscando palavras-chave relevantes ou produtos relacionados com os que vocĂȘ vende na barra de pesquisa. O investimento começa em R$ 1.000,00 e o custo total Ă© definido por cliques.
  • Banners: Agora, se o seu objetivo Ă© ganhar relevĂąncia, vale apostar em uma das opçÔes de banner disponibilizadas pela Via. SĂŁo vĂĄrios modelos, desde banners fixos na pĂĄgina inicial das varejistas atĂ© banners carrossel nas pĂĄginas de categorias ou produtos.
  • Hotsite: Para parceiros estratĂ©gicos, a Via oferece a possibilidade de criação de uma pĂĄgina de conteĂșdo exclusivo dentro dos seus canais de marketplace. O contrato Ă© trimestral e o investimento mĂ­nimo Ă© de R$ 100.000,00.


Para fazer consultas, cotaçÔes, aderir um desses formatos ou contratar pacotes de mídia, é necessårio entrar em contato via e-mail no ads@viavarejo.com.br.


AlĂ©m disso, dentro dos sites da rede, vocĂȘ tambĂ©m pode ter seus anĂșncios exibidos nos formatos:

  • Busca patrocinada: Produtos sugeridos na busca por palavras-chave relacionadas Ă  sua categoria ou produto.
  • Resultado de busca: Produtos em destaque na pĂĄgina de resultados.
  • Vitrines patrocinadas: Vitrines localizadas em todas as pĂĄginas dos sites e aplicativos da rede.


Neste caso, a configuração ocorre dentro do Portal do Lojista Via Varejo.

Hora de colocar seus anĂșncios no mundo!

ParabĂ©ns! VocĂȘ chegou ao fim deste landbook! Agora que vocĂȘ conhece as oportunidades de anĂșncios pagos em diversos marketplaces e plataformas de publicidade online, estĂĄ pronto para alcançar um pĂșblico e resultados mais amplos com a sua loja.

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Lembre-se de que o sucesso em marketplace Ads requer monitoramento constante, otimização e adaptação às mudanças no mercado.

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