Desenvolvido por especialistas em marketing digital e e-commerce, este guia é um recurso valioso que apresenta uma anålise aprofundada das estratégias de publicidade em marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, entre outros.
Seja vocĂȘ um veterano do comĂ©rcio eletrĂŽnico ou esteja apenas começando, este livro digital oferece insights preciosos e tĂ©cnicas prĂĄticas para amplificar a visibilidade de seus produtos e otimizar suas campanhas publicitĂĄrias.
O mercado digital estĂĄ em constante evolução e quem vende online nĂŁo pode deixar de acompanhar esse movimento e atualizar suas estratĂ©gias a partir disso. Este guia Ă© justamente para vocĂȘ, lojista, que sabe dessa realidade e quer estar sempre Ă frente, investindo e fazendo seu negĂłcio crescer!
Diante de um cenĂĄrio em que a concorrĂȘncia estĂĄ em qualquer segmento e lugar do mundo, se destacar Ă© um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. E uma das formas mais eficazes de propagar sua marca e produtos atualmente Ă© atravĂ©s de Marketplaces Ads.
Pensando nisso, preparamos este e-book completo para vocĂȘ aprender tudo o que precisa saber sobre esse tema. Nele, vocĂȘ vai poder entender desde o que sĂŁo os Marketplace Ads e o porquĂȘ vale investir neles atĂ© como isso funciona de uma forma geral.
AlĂ©m disso, encontrarĂĄ estratĂ©gias para melhorar seu posicionamento orgĂąnico e investir em anĂșncios pagos nas principais plataformas do mercado â Google, Facebook, Instagram, Amazon e muitos outros marketplaces.
EntĂŁo, se vocĂȘ veio atĂ© aqui na intenção de descobrir recursos de anĂșncios para impulsionar suas vendas e resultados, libere sua agenda, ajeite-se na cadeira e leia este guia atĂ© o final. Pois este primeiro passo te renderĂĄ insights e conhecimentos que levarĂŁo sua marca mais longe!
ï»żIndo direto ao ponto, marketplace Ads sĂŁo anĂșncios pagos exibidos em marketplaces. Sabe aqueles produtos patrocinados que aparecem no topo da pĂĄgina quando vocĂȘ pesquisa itens no Google ou no Mercado Livre, por exemplo? SĂŁo as marketplace Ads em prĂĄtica!
Elas são exibidas em locais estratégicos, como na pågina de resultados, de produtos ou até mesmo na pågina inicial dos marketplaces.
Investir em Marketplace Ads pode ser uma jogada estratégica para o crescimento do seu negócio online por diversos motivos:
ï»żCom tantos produtos disponĂveis nos marketplaces, Ă© fĂĄcil se perder na multidĂŁo. AnĂșncios pagos ajudam vocĂȘ a se destacar e ser notado pelos compradores.
VocĂȘ pode direcionar seus anĂșncios para pĂșblicos especĂficos, aumentando as chances de alcançar compradores interessados em seus produtos.
ï»żAnĂșncios bem posicionados e bem segmentados tĂȘm mais chances de ser bem-sucedidos e impulsionar suas vendas e seus lucros.
As plataformas de anĂșncios em marketplaces geralmente oferecem ferramentas robustas de anĂĄlise, permitindo que vocĂȘ mensure o desempenho de seus anĂșncios e os otimize para obter melhores resultados.
Viu sĂł como os anĂșncios em marketplaces sĂŁo uma boa ideia? Que tal, entĂŁo, aprofundar seu conhecimento sobre como eles funcionam?
Nos marketplaces, os produtos podem ser descobertos de duas maneiras principais: por meio de resultados de pesquisa orgĂąnicos ou de anĂșncios pagosâŠ
Os resultados de pesquisa orgĂąnicos sĂŁo aqueles que aparecem naturalmente quando um comprador faz uma pesquisa dentro do marketplace.
SĂŁo classificados com base na relevĂąncia para a busca do usuĂĄrio, nas avaliaçÔes do produto e outros fatores algorĂtmicos. Por isso, um alto posicionamento orgĂąnico demanda tempo e esforço.
JĂĄ os anĂșncios pagos sĂŁo exibidos em posiçÔes privilegiadas nos resultados de pesquisa devido ao pagamento do vendedor ao marketplace.
Embora demandem um investimento financeiro, os anĂșncios garantem maior alcance e controle sobre a visibilidade dos produtos, alĂ©m de trazerem resultados mais imediatos.
Para entender completamente como os anĂșncios funcionam nos marketplaces, tambĂ©m Ă© importante conhecer alguns conceitos-chave.
Os formatos de anĂșncios podem variar de um marketplace para outro, mas alguns dos tipos mais comuns incluem:
Estes aparecem no topo das pĂĄginas de resultados de pesquisa e sĂŁo geralmente marcados como "patrocinados". SĂŁo altamente visĂveis e atraentes, e organizados a partir de lances para palavras-chave relacionadas aos produtos.
Neste caso, os lojistas fazem lances para que seus produtos sejam exibidos no feed de um grupo de usuĂĄrios ou no fluxo de compra no marketplace. Geralmente, o custo Ă© por clique.
Este formato Ă© um velho conhecido dos usuĂĄrios que compram online. Ele Ă© posicionado em locais estratĂ©gicos do marketplace e direciona quem clica para produtos ou lojas especĂficas.
Em alguns marketplaces, vocĂȘ tambĂ©m pode criar anĂșncios dentro de ofertas direcionadas, como descontos para primeira compra ou frete grĂĄtis acima de um determinado valor.
Como falamos, o posicionamento orgùnico depende dos critérios do algoritmo do marketplace. Cada marketplace possui seu próprio algoritmo e, portanto, seu grupo de fatores que determinam a ordem de exibição dos produtos aos compradores.
Contudo, em geral, o que influencia nessa classificação é:
E por que isso importa? AlĂ©m de serem critĂ©rios para o posicionamento orgĂąnico, sĂŁo aspectos que podem (e devem!) direcionar a criação dos seus anĂșncios para que gerem os melhores resultados possĂveis.
Sim, o foco deste material sĂŁo os anĂșncios pagos e como eles podem aumentar sua visibilidade nos marketplaces. No entanto, estruturar sua operação e comunicação para performar bem no orgĂąnico tambĂ©m vai auxiliar no desempenho das suas campanhas.
Sem contar que vocĂȘ sĂł tem a ganhar ao combinar esses dois esforços e tipos de estratĂ©gia de promoção e conversĂŁo.
Então, aqui estão algumas estratégias para conquistar um bom posicionamento em marketplaces:
O tĂtulo e a descrição sĂŁo elementos-chave para que seus produtos sejam bem posicionados em marketplaces e cheguem atĂ© seus consumidores.
Seu foco, portanto, deve ser criar um tĂtulo direto e claro, para que o algoritmo conecte facilmente o produto com os termos de busca relacionados; e uma descrição informativa e atrativa, que complemente o tĂtulo e esclareça as principais dĂșvidas dos usuĂĄrios sobre o produto.
Se uma boa reputação Ă© um critĂ©rio para a classificação dos produtos em marketplaces, a sua precisa ser a melhor possĂvel.
Para isso, mantenha um excelente atendimento ao cliente, pense em soluçÔes para reduzir seu prazo de entrega, responda rapidamente os consumidores e garanta que seus produtos sejam de alta qualidade.
Os marketplaces dĂŁo preferĂȘncia aos produtos que estĂŁo disponĂveis para compra e envio. Por isso, manter um bom controle de estoque e evitar que seus produtos fiquem fora de estoque Ă© mais uma forma de conquistar um bom posicionamento orgĂąnico e nĂŁo perder oportunidades de venda.
Uma boa dica é implementar um sistema de SKU (Stock Keeping Unit) para ajudar nessa gestão do estoque e organização dos produtos.
Oferecer preços competitivos, opçÔes de frete atraentes e valores totais justos e condizentes com os praticados no mercado pode aumentar suas chances de aparecer no topo dos marketplaces e vender mais, é claro.
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Vale destacar, porém, que essa estratégia jå não funciona de forma isolada, pois as pessoas preferem pagar um pouco mais em produtos bem avaliados do que mais barato em um item ou marca com uma avaliação ruim.
Se vocĂȘ disse ou pensou algo parecido com a frase acima, Ă© hora de dar o prĂłximo passo e começar a investir em marketplace ads. E Ă© sobre isso que falaremos a seguir!
Investir em anĂșncios pagos em marketplaces Ă© uma tendĂȘncia e uma necessidade para quem quer se destacar no cenĂĄrio digital atual.
Agora, como cada marketplace tem suas regras e formas de funcionamento, explicamos a seguir o funcionamento das Marketplace Ads nas plataformas mais populares do mercado.
Ainda que nĂŁo seja propriamente um marketplace, o Google Ă© soberano quando o assunto sĂŁo buscas na internet, estando presente no inĂcio de boa parte das jornadas de compra.
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Por isso, vale incluĂ-lo nas suas estratĂ©gias de marketplace Ads! Ele conta com uma ferramenta prĂłpria de anĂșncios, o Google Ads, na qual vocĂȘ consegue criar campanhas e colocar sua marca ou produtos em destaque nas pĂĄginas de resultados de busca, ou nas plataformas e apps do Google.
Outra opção Ă© se cadastrar no serviço Google for Retail, em que os anĂșncios sĂŁo distribuĂdos para os milhares de compradores que acessam serviços, como a Pesquisa Google, o YouTube, o Google Assistente e o Maps todos os dias, em todos os estĂĄgios da jornada de compra.
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Dentro desses dois espaços, vocĂȘ poderĂĄ explorar diferentes tipos de anĂșncios, incluindo:
Os anĂșncios de pesquisa sĂŁo exibidos quando os compradores estĂŁo ativamente procurando o que vocĂȘ oferece. Assim, vocĂȘ poderĂĄ garantir que seus clientes em potencial vejam sua marca e considerem comprar seus produtos.
Neste tipo de estratĂ©gia, Ă© possĂvel:
*O Google Ads realiza uma espĂ©cie de leilĂŁo para determinar quais anĂșncios vĂŁo aparecer e em qual ordem dentro de cada palavra-chave. Essa definição Ă© feita a partir de lances das marcas anunciantes.
Dicas:
Veja o exemplo abaixo:
AlĂ©m da exibição entre os resultados de busca orgĂąnicos, tambĂ©m Ă© possĂvel criar anĂșncios dentro da seção de compras do Google.
As âShopping Adsâ, como sĂŁo chamadas, colocam seus produtos em destaque, promovendo seu inventĂĄrio online e local e te ajudando a encontrar leads mais qualificados.
Eles nĂŁo precisam ser apenas textuais; podem incluir uma foto do seu produto, tĂtulo, preço, nome da marca e muito mais! Os passos bĂĄsicos para criar esse tipo de anĂșncio sĂŁo:
Os anĂșncios na rede de display do Google sĂŁo exibidos nas pĂĄginas enquanto os usuĂĄrios navegam em sites, vĂdeos e aplicativos ligados ao buscador, como o YouTube ou o Gmail, por exemplo.
TambĂ©m Ă© possĂvel escolher exibir seus anĂșncios em sites parceiros do Google, como Shopify, VTEX, Woocomerce, e outros canais, conforme o seu interesse.
Assim, sua marca ganha uma ampla exposição e vocĂȘ pode incluir imagens ou vĂdeos para atrair a atenção dos usuĂĄrios. Neste caso, a orientação Ă©:
Para configurar esse tipo de anĂșncio, vocĂȘ deverĂĄ:
Os anĂșncios em vĂdeos do YouTube tambĂ©m sĂŁo gerenciados atravĂ©s do Google Ads. Neste caso, seu anĂșncio Ă© exibido para usuĂĄrios que assistem vĂdeos de produtos nessa plataforma ou demonstraram interesse nas categorias de produtos que sua marca oferece.
Segundo o Google Ads, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter descoberto os produtos que compraram atravĂ©s do YouTube. EntĂŁo, essa Ă© uma opção interessantĂssima para escalar suas vendas.
Para colocĂĄ-la em prĂĄtica, vocĂȘ precisa:
Investir em Marketplaces Ads no Instagram Ă© praticamente uma necessidade. O uso e visibilidade da rede social sĂŁo muito amplos, ainda que o alcance seja um fator desafiador atualmente.
A boa notĂcia Ă© que, como o Instagram tambĂ©m Ă© uma plataforma da Meta, criar um marketplace Ad para o Insta envolve os mesmos passos que para criar para o Facebook.
Ă possĂvel desenvolver anĂșncios nos diferentes formatos, abas e recursos da plataforma:
O Facebook ainda Ă© uma plataforma amplamente utilizada para compras e vocĂȘ pode usĂĄ-lo como um canal para anunciar seus produtos para uma audiĂȘncia altamente segmentada.
Atualmente, as campanhas veiculadas no Facebook sĂŁo criadas por meio do Gerenciador de AnĂșncios da Meta. Nele, vocĂȘ definirĂĄ quando e onde seus anĂșncios serĂŁo veiculados, seus detalhes visuais e textuais, e poderĂĄ monitorar seus resultados de perto.
A dinĂąmica dos anĂșncios, no entanto, Ă© bastante simples: os produtos que vocĂȘ vende no marketplace sĂŁo exibidos para uma audiĂȘncia definida e, ao clicar no anĂșncio ou botĂŁo anexo a ele, o consumidor Ă© direcionado para o link do seu produto no e-commerce.
Os anĂșncios do Facebook sĂŁo identificados com o rĂłtulo âPatrocinadoâ e, dentre as opçÔes de formatos, existem vĂĄrias possibilidades, incluindo:
Agora que jå cobrimos as principais redes sociais e ferramentas de busca, vamos partir para a criação de marketplace Ads nos gigantes do e-commerce.
O maior marketplace do mundo nĂŁo pode ficar fora do seu radar, e os anĂșncios nesta plataforma sĂŁo feitos a partir da ferramenta Amazon Ads.
Ela Ă© independente dos outros serviços da marca, ou seja, vocĂȘ nĂŁo precisa ter necessariamente uma conta de vendedor no marketplace da Amazon para utilizĂĄ-lo.
O Amazon Ads permite divulgar a sua marca ou produto em diferentes formatos â vĂdeos, grĂĄficos, banners, pesquisas e anĂșncios para as redes sociais.
Tudo isso com liberdade para definir o orçamento de cada campanha e segmentar seu pĂșblico-alvo de forma avançada.
Quanto aos recursos disponĂveis no Amazon Ads, vocĂȘ pode traçar suas estratĂ©gias com os seguintes tipos de anĂșncios patrocinados:
O Mercado Livre é uma plataforma de destaque na América Latina, assim sendo, ela também pode ajudar a impulsionar seus produtos.
Dentro dela, vocĂȘ encontra o Mercado Ads, um centro de criação e comando de anĂșncios e estratĂ©gias de branding e performance para o seu negĂłcio.
As soluçÔes de publicidade oferecidas por lå são vårias:
A Magazine Luiza, hoje conhecida como Magalu, se tornou um superapp e marketplace nos Ășltimos anos, um bastante popular, aliĂĄs. Para anunciar sua marca e ofertas por lĂĄ, vocĂȘ deve acessar a plataforma Magalu Ads Produtos Patrocinados.
A proposta da Magalu Ads Ă© ser fĂĄcil de usar e gerar resultados relevantes para o seller e para o cliente Magalu.
Para tanto, o processo de desenvolvimento de anĂșncios envolve as seguintes etapas:
Veja exemplos de anĂșncios abaixo:
A Shoppe tambĂ©m tem sua prĂłpria plataforma de anĂșncios, a Shopee Ads. Nela, Ă© possĂvel fazer lances para exibir seus produtos em destaque a partir de R$ 0,05 e vocĂȘ sĂł paga quando os compradores clicarem no seu anĂșncio.
Dentre os tipos de anĂșncio disponĂveis para os vendedores, temos:
A Americanas S.A. Ă© responsĂĄvel nĂŁo sĂł pelo marketplace que leva o nome da marca, mas por outros marketplaces famosos: Shoptime, Submarino e AME.
Para anunciar nelas, vocĂȘ deve usar o Americanas Advertising. A plataforma contempla tanto açÔes onsite quanto offsite, com formatos exclusivos para levar seus produtos e sua marca mais longe.
Falando especificamente dos possĂveis tipos de marketplace Ads, vocĂȘ pode escolher criar e divulgar seus produtos com anĂșncios de:
A Via Marketplace Ă© a empresa responsĂĄvel pelas grandes varejistas brasileiras: Casas Bahia, Ponto (antigo PontoFrio) e Extra.com.br.
Juntas, elas recebem mais de 280 milhÔes de visitas mensais, portanto, dependendo do seu segmento, pode ser interessante incluir a Via na sua estratégia de marketplace Ads.
Neste caso, vocĂȘ terĂĄ as seguintes opçÔes de anĂșncios patrocinados para explorar:
Para fazer consultas, cotaçÔes, aderir um desses formatos ou contratar pacotes de mĂdia, Ă© necessĂĄrio entrar em contato via e-mail no ads@viavarejo.com.br.
AlĂ©m disso, dentro dos sites da rede, vocĂȘ tambĂ©m pode ter seus anĂșncios exibidos nos formatos:
ParabĂ©ns! VocĂȘ chegou ao fim deste landbook! Agora que vocĂȘ conhece as oportunidades de anĂșncios pagos em diversos marketplaces e plataformas de publicidade online, estĂĄ pronto para alcançar um pĂșblico e resultados mais amplos com a sua loja.
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Lembre-se de que o sucesso em marketplace Ads requer monitoramento constante, otimização e adaptação às mudanças no mercado.
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